Publicado em

E se todo mundo parasse de comer carne?

“Você alguma vez já imaginou o que aconteceria se todo mundo adotasse uma dieta vegana e parássemos de criar animais para produção de carne?” Robyn Francis, uma das pioneiras do movimento mundial da Permacultura e diretora fundadora do primeiro colégio técnico de Permacultura na Austrália, recentemente escreveu um artigo refletindo sobre essa pergunta. Segue um resumo da tradução acompanhado de alguns de meus pensamentos e reflexões sobre o tema. Continuar lendo E se todo mundo parasse de comer carne?

Publicado em

Novo relatório da ONU diz que precisamos entregar a produção de alimentos para pequenos produtores antes que seja tarde demais.

Apesar do governo dos Estados Unidos continuar a pressionar para que produtores rurais usem métodos de produção corporativo que fazem uso intenso de químicos como monocultura de plantas geneticamente modificadas no mundo inteiro, as Nações Unidas mais uma vez soam o alarme para necessidade de retornarmos (e desenvolvermos) urgentemente métodos e sistemas mais sustentáveis, naturais e orgânicos. Continuar lendo Novo relatório da ONU diz que precisamos entregar a produção de alimentos para pequenos produtores antes que seja tarde demais.

Publicado em

O Vegetarianismo/Veganismo e a Agricultura Regenerativa

Existe um número cada vez maior de pessoas adotando o vegetarianismo ou veganismo por questões ambientais, espirituais ou de saúde. Embora as razões espirituais também possam ser discutidas, contextualizadas e analisadas criticamente, eu discuto aqui só algumas das questões ambientais e de saúde. De antemão também já esclareço que não viso argumentar a favor ou contra uma ou outra dieta em específico. Ao contrário, meu objetivo é contextualizar alguns dos argumentos usados de ambos os lados para que possamos avançar no debate. Continuar lendo O Vegetarianismo/Veganismo e a Agricultura Regenerativa